A Dra. Alessandra Taborda colaborou com as mulheres do blog Somos Elas, onde especialistas de diversas profissões analisam o tema “Em um mundo cercado de assobios e cantadas maldosas…”.
Psicóloga Alessandra Taborda
CRP 08/09339
“Em um mundo cercado de assobios e cantadas maldosas, como lidar com a crença de sentimento impotente?”
Acredito que isso possa ser visto como assédio moral e sexual por algumas mulheres. Enquanto para outras pode soar como algo positivo, que alimenta a autoestima. A questão é: como cada uma, a partir de sua subjetividade se sente e lida com isso? Sabemos que existem leis, inclusive para condenar a atitude de homens cujos falam palavras, muitas vezes maldosas para mulheres na rua, assobiam, sem respeitar essa mulher …considerando-a como um corpo público… desconsiderando sua vontade. Na psicologia, o que vem do outro, seja por meio de ações, é dele. Então, considero essa questão subjetiva: como você, mulher, reage, sente e lida com isso? Você não é impotente diante dessa situação, podes falar sobre isso. Lembrando que o processo do falar pode curar a si mesmo algo que lhe incomoda!
Advogada Lilliana Bortolini Ramos
OAB/PR 21.943
“Em um mundo cercado de assobios e cantadas maldosas, como se portar diante dessas situações segundo a Lei?”
As pessoas deveriam fazer uma denúncia diante dessa situação. Mas, principalmente o aculturamento da sociedade em relação a esse tema, como os pais e mães educarem os seus filhos para respeitar o diferente e si respeitarem. As escolas e empresas dar ouvidos a esse tipo de denúncia, a fim de que tenham a sua segurança garantida. Há algumas empresas que possuem de fácil acesso canais de denúncia, garantindo sigilo de cada cidadão. Também poderiam ser colocadas câmeras de seguranças em ônibus, mas até o ponto de que seja legal expor a imagem das pessoas.
Fisioterapeuta Larissa Ilheu
CREFITO 305313-F
“Em um mundo cercado de assobios e cantadas maldosas, além do psicológico, quais outras áreas do corpo humano são afetadas?”
Essas cantadas desnecessárias podem gerar uma alteração postural, por muitas vezes a pessoa adotar uma Postura Antálgica (trata-se de uma posição adotada inconscientemente na tentativa de minimizar ou evitar o desencadeamento do quadro de dor, tanto dor física como emocional). Além de afetar a construção e visão corporal que o indivíduo tem sobre seu corpo. Gerando assim, possíveis alterações musculares e corporais.
Nutricionista Luiny Godoy
CRN8 11744/P
“Em um mundo cercado de assobios e cantadas maldosas, é comum, como consequência, estas vítimas disporem de algum distúrbio alimentar?”
Com certeza! Em meu consultório recebo muitas pessoas com a autoestima extremante frágil e abalada, com dietas altamente restritivas realizadas por conta própria que por inúmeras vezes levam a distúrbios alimentares gravíssimos, com o intuito de conquistar um corpo físico que se enquadre nos padrões estabelecidos em redes sociais e pressão da sociedade como estas cantadas maldosas e assobios… deixando seus próprios sentimentos e saúde de lado, apenas para se sentir bem em relação aos outros… são situações que basta apenas uma cantada, um assobio maldoso para destruir o que se levará meses, anos para se reconstruir.